14/07/2013

Minha paixonite em Pixel Art

Muitos que convivem comigo sabem que eu amo Pixel Art! Desde pequena, mesmo quando eu mal tinha internet discada e as únicas alegrias no computador eram Doom (eterno Doom rs), 3D Pinball (a diversão da galerê) e MS Paint. Os desenhos eram horríveis, mas eu adorava. Depois que fui ficando mais velha, é que comecei a apreciar e ir melhorando cada vez mais.

Muitos jogos 8-bits também tinham/tem como gráfico base o Pixel Art, e inclusive outros jogos para Nintendo, jogos plataforma online, são cheios de detalhes e super elaborados, pixel a pixel rs.
O meu lance com DS é bem por aí, tipo jogando Pokemon. São jogos como este que também me fazem amar ainda mais pixel art. Para pc, será meu eterno Ragnarok, que até hoje me fazem pirar nos sprites perfeitos.

Há quem diga que pixel art exija muita paciência, em termos de produção, para pouco resultado gráfico. HAHAHA.. minha risada irônica para vocês que pensam assim.

Mas chega de delongas e vamos ao que intereeessa.

O que ser Pixel Art?

São imagens produzidas pixel a pixel, em programas como MS Paint, Photoshop (sim, photoshop), e programas que integram pixel art com pequenas animações, lhe permitindo a criação de vários frames em um mesmo arquivo, dispondo de lupas que aumentam a imagem em mais de 800 vezes (que é o limite do Paint), com grades e etc etc. Eu prefiro o Paint e acabou.

Pixel Art usa como base, Pictures Elements, mais tecnicamente falando e são imagens com mapas de bits, sem qualidade fotográfica. É possível simular degradê e alguns sombreamentos mais realistas, que requerem certa prática e habilidade, além de ótimas noções de luz/sombra. Mas mesmo com estas técnicas, é possível perceber que a imagem é um Pixel Art, pela nitidez e proporção de cores.

O formato comumente usado, é o png e o gif. O Paint na sua versão mais atual salva neste formato, pois como sabem, png lhe permite transparência e pesa menos que o .bmp. O gif serve para qualquer imagem, que seja chapada (caso não seja Pixel Art), ou seja, sem qualidade fotográfica. Por isso é o formato universal para pixel art (pelos motivos óbvios).

Onde encontramos este tipo de imagem?

Depende. Algumas propagandas, jogos (desde o lindo Atari, Nintendo e versões atuais do joguinhos plataforma), dolls e etc. Para arquivos online, fica fácil. Para arquivos impressos, normalmente dá mais trabalho pois diferente do arquivo vetorial ou fotográfico, no qual você facilmente consegue manipular o tamanho e os DPIs, com pixel art o buraco é mais embaixo. É necessário saber a altura e largura em pixels exata para o tamanho desejado que será impresso, já que se esticada, a imagem em pixel perde toda a qualidade.

Quais os tipos de pixel art?

Existem dois tipos básicos de Pixel Art: Isométrica (isometric) e Não-Isométrica (non-isometric). Isométrico é tudo em que você tem perspectiva (geralmente dois pontos) em mais ou menos 30° de inclinação (não segue um padrão). Normalmente baseada em cubos vistos diagonalmente, ora do ponto de vista frontal ou superior.
Não-isométrica, é a imagem dimensionalmente chapada sob qualquer ponto de vista. Pode até ser que a imagem tenha volume, mas a forma não é geométrica, como acontece nas isométricas.
Veja exemplos:

Isométricas

Um site que usa muito artes isométricas e que também é um jogo bem legal, é o Habbo.

Não-Isométrica

Alguns exemplos de pixel art

Uma empresa bem famosa, top no assunto, é a eBoy. Eles fazem um ótimo trabalho e ainda fazem produtos com as artes, como posteres e bolsas, e disponibilizam para compra (em dolar e em euro). Tenho quase certeza de que exportam para o Brasil ;D. A base das artes deles são as imagens isométricas.
http://hello.eboy.com/eboy/

Além desta, tem o Habbo que mencionei acima.
Também tem um site que eu curto bastante, chamado Kawaii Hannah. Ela é muito boa tanto em pixel art quando em CGs.

Não no Brasil, mas no exterior, são comuns sites que disponibilizam conteúdos para blogs, geralmente kawaii style, e que fazem parcerias uns com os outros. Eu tenho o meu blog também, no qual coloco algumas coisinhas lá para a galera. Take a look =)
My Pixel Art Blog

Aqui é mais popular, as tais Dollers. Garotos e garotas que fazem dolls de vários tipos e estilos, para n fins. Eu participo de um fórum brasileiro muito bom, que é o Endestadt. Além deste, tem um outro fórum, não para dolls, mas para pixel art em geral, que é o Pixel Joint. Lá você acha gente do mundo todo.
O Deviantart também tem um acervo enorme de Pixel Art, de n tipos.

Bom, galera, esta foi uma tentativa de explicar o que eu entendo do assunto e mostrar à vocês. Espero que tenham gostado hehe. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Oi Mandy!
    olha, desde que aprendi o que era pixel, eu amo pixels kkkkkkk
    adorei o artigo, super explicativo, viu?
    Coloca uma pixel art no cabeçalho do seu blog! *-* nunca vi um lay com pixel art.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi dear!
      Que bom que curtiu o artigo!
      Ahh quer ver um layout em pixel art? Visita meu blog de pixels *-*
      O button está ao lado >> abaixo da minha foto XD

      xoxo <3

      Excluir

Leave a comment. Just be nice =)